Sétima etapa do programa acontece na primeira escola de negócios do mundo, a Wharton University, localizada na Pensilvânia
Educação é o melhor investimento para qualquer negócio. Por acreditar nisso, o Sistema Ocemg levou um grupo composto por 25 lideranças cooperativistas para um curso prático na Universidade de Wharton, na Pensilvânia, primeira escola de negócios do mundo, fundada em 1881. Esta é a etapa mais recente da Trilha de Educação Internacional de Alta Performance, criada pela entidade para fortalecer as lideranças do coop mineiro e, consequentemente, o cooperativismo em nosso Estado.
“Acreditamos que o futuro das cooperativas depende da formação contínua e da capacitação de nossos líderes, nesse sentido temos parcerias com as melhores escolas de negócios do mundo”, destacou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, que participou da missão. “Queremos que as cooperativas mineiras estejam sempre à frente, adotando novas estratégias e desenvolvendo habilidades que as tornem mais competitivas.”
Na Pensilvânia, os participantes acompanharam o curso sobre “Organizações Centradas em Clientes e Mercados”. Esta é a sétima etapa da Trilha de Educação Internacional, voltada para quem já passou pelas seguintes:
- Lidercoop, em Minas Gerais, em parceria com a Fundação Dom Cabral
- Universidade Católica de Lisboa, em Portugal
- University of St. Gallen, na Suíça.
- Trinity College Dublin, na Irlanda
- Kaospilot, na Dinamarca
- London Business School, no Reino Unido, com um módulo focado em liderança sustentável.
FOCO EM RESULTADOS
Para o diretor-presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, os cursos de capacitação internacional oferecidos pelo Sistema Ocemg têm ajudado a melhorar os resultados da sua cooperativa. “Todas as Missões Técnicas do Sistema Ocemg contribuem muito para nosso crescimento enquanto líderes cooperativistas. Tudo que aprendemos é refletido em nosso trabalho na gestão, pois surgem novas ideias, técnicas e com certeza gera crescimento para o nosso setor”, afirma.
O Presidente do Conselho do Sicoob Credinacional, Artur Andrade, também participou do curso de formação ministrado pela Universidade de Wharton, considerando o momento uma oportunidade única para aprimorar saberes. “A imersão neste universo de conhecimento refletirá em melhorias nos resultados da cooperativa, assim como na evolução dos negócios”, pontuou.
Vale destacar: o Sistema Ocemg é nacionalmente reconhecido por seu compromisso com o desenvolvimento do setor cooperativista por meio da educação profissional e formação de líderes. As missões internacionais de capacitação de lideranças fazem parte do programa Trilha de Educação Internacional de Alta Performance, que visa não só o aprimoramento técnico, mas também o intercâmbio de experiências e a absorção de tendências globais.