Evento acontece no dia 3 de julho, no Centro de Inovação e Espaços de Eventos Unimed BH
No dia 3 de julho, o Sistema Ocemg lançará o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro. O evento vai acontecer no Centro de Inovação e Espaços de Eventos Unimed BH, com o objetivo de apresentar os principais indicadores econômicos e sociais das cooperativas. Cerca de 250 pessoas, entre dirigentes e conselheiros das cooperativas mineiras e do Sistema Ocemg, são esperadas para a ocasião.
O Anuário é o principal estudo para consolidação de dados sobre o cooperativismo em Minas Gerais. Ele reúne informações detalhadas sobre as atividades e o desempenho das cooperativas no Estado, fornecendo uma visão clara e abrangente do setor. Com base nos dados coletados, é possível entender melhor as contribuições das cooperativas para a economia local, suas áreas de atuação e os desafios que enfrentam.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca a relevância do documento para o setor e a importância das cooperativas estarem reunidas no lançamento. “Este é um evento de coroação do movimento cooperativista ao longo de 2023, com resultados práticos do desempenho do nosso modelo de negócios, que traz prosperidade ao nosso Estado e à nossa gente”, observa. “A presença de cada cooperativa é essencial, pois juntos, celebramos nossas conquistas e fortalecemos nossa comunidade”.
O assessor institucional do Sistema Ocemg, Geraldo Magela, explica a relevância do anuário para as cooperativas mineiras. “Utilizamos as análises para embasar nossos cursos, palestras e reuniões de representação em diversos conselhos de políticas públicas e câmaras técnicas das quais o Sistema Ocemg faz parte”, pontua. “Além de ser divulgado em centros de pesquisa, universidades e entidades em geral, o documento facilita nosso trabalho de representação política e institucional. Por isso, ele é distribuído na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional, além de entidades e instituições do setor privado para que possam entender a pujança do nosso setor e o que ele representa para a economia mineira”.
Programação do evento
A programação do evento inclui palestras com especialistas, como o jornalista Dony de Nuccio, que abordará a comunicação como a força do cooperativismo. A influenciadora Rita Mundim fará uma análise socioeconômica das cooperativas mineiras, juntamente com a Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas do Sistema Ocemg.
Ricardo Amorim, considerado um dos economistas mais influentes do Brasil, maior influenciador latino-americano no LinkedIn e Top 1 Voice Influencer na rede social, também estará presente no evento. Ele, que é um profissional premiado, conduzirá a palestra “A Economia Brasileira e Mundial e os Impactos nos Negócios Cooperativos”.
Durante o lançamento, o painel “Perspectivas e Oportunidades para o Cooperativismo Mineiro e Intercooperação entre os Ramos” será mediado pela gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader. Participarão do painel o professor e engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves, um dos brasileiros mais conhecidos internacionalmente na área do agronegócio; o presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, Marco Aurélio Abreu; o presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros, Evaldo Matos; e o advogado especializado em Direito de Empresa, João Caetano Filho.
A programação completa está disponível neste link.