Ao todo, sete cidades recebem o evento que promove troca de ideias e um conhecimento mais assertivo sobre o movimento
Com o objetivo de auxiliar as cooperativas na elaboração de projetos para o Dia de Cooperar 2024, capacitando as entidades a desenvolverem e implementarem iniciativas estruturadas com impacto positivo para as comunidades, o Sistema Ocemg iniciou uma série de workshops. O primeiro encontro ocorreu na sede da Casa do Cooperativismo Mineiro, no dia 28 de maio, e contou com a presença de 23 participantes representando 16 cooperativas.
Trata-se de mais uma ação do Sistema Ocemg na promoção do Dia C, que foi concebido em solo mineiro e recebeu a bênção do Papa Francisco em 2019. Em 2023, as ações promovidas por 277 cooperativas mineiras, em 409 municípios, contaram com o apoio de mais de 14 mil voluntários. No ano passado, o programa beneficiou mais de 579 mil pessoas em todo o Estado.
Andréa Sayar, gerente de Educação e Sustentabilidade do Sistema Ocemg, explica que a principal expectativa de toda a equipe com os workshops é divulgar a força do Dia C, mas, sobretudo, inspirar mais pessoas e organizações a criarem suas próprias ações. “Precisamos promover uma grande mobilização e engajar mais cooperativas a participarem. Uma forma de fazer isso é através da intercooperação”, mostra. “Serão instituições de diferentes regiões unidas, sem competirem entre si, mas com o objetivo de cuidar das pessoas, que é o propósito do cooperativismo.”
A gerente reforça que as cooperativas não devem se prender ao pensamento de realizar algo grandioso, mas sim de criar ideias que se adequam às suas realidades. “Seja uma ação de resultados a curto, médio ou longo prazo. O que importa é fazer parte desse grande movimento”, ressalta. “Cada um de nós deve se tornar um agente de mobilização em seu município. O cooperativismo tem o poder de transformação, como disse o Papa: é a moeda humana da economia”.
O surgimento de mais iniciativas de responsabilidade social é motivo de orgulho para o setor e o objetivo é ir além, buscando ações contínuas que promovam a sustentabilidade das comunidades em termos de renda, emprego e preservação ambiental. Este é o propósito dos workshops do Dia C 2024: oferecer todo o suporte necessário às cooperativas na elaboração e implementação de projetos sólidos. Confira a agenda dos encontros abaixo e faça sua inscrição clicando aqui.
- Piumhi: 4 de junho
- Varginha: 11 de junho
- Governador Valadares: 13 de junho
- Belo Horizonte: 25 de junho
- Patos de Minas: 25 de junho
- Uberlândia: 27 de junho
- Montes Claros: 2 de julho
Dia C na prática
A instrutora do Sistema Ocemg, professora da Fundação Dom Cabral e especialista em ESG, Francine Póvoa, liderou o workshop desta terça-feira. Segundo ela, a pauta do dia foi voltada para a responsabilidade social e o papel do cooperativismo dentro desse contexto desafiador. “As cooperativas já possuem muitas iniciativas interessantes, no entanto, há um desconhecimento sobre o impacto social de determinado projeto”, afirma. “Por meio dos workshops, elas terão a capacidade de identificar suas ações, acompanhar seus resultados e compreender como elas são percebidas pelas comunidades”.
Francine acrescenta que, com mais conhecimento, as cooperativas poderão dar continuidade aos seus projetos, transformando as ideias em algo sólido. “Hoje, temos iniciativas que são mais pontuais, muitas vezes relacionadas a doações emergenciais. No entanto, é importante também trabalharmos em ideias de maior duração, para que o impacto nas comunidades seja ainda mais significativo”, acrescenta. “Nossa expectativa é muito positiva. Eu acredito que o cooperativismo tem um papel fundamental na mudança social que o mundo precisa.”
Lista de sentimentos
Curiosidade, alegria, satisfação, amor ao próximo, realização, felicidade, inspiração, energia e esperança. Esses foram alguns dos sentimentos descritos pelos participantes durante uma dinâmica realizada no encontro. Após a pergunta “o que você sentiu antes de vir para cá?”, a lista de sentimentos criada não deixa dúvidas de que o Dia C de 2024 tem tudo para ser um grande sucesso de solidariedade.
Participando pela primeira vez do Dia C, a Cooperativa Brasileira de Geração Distribuída de Energia Renovável (CBGD) buscou o Workshop para compreender melhor o movimento e criar um projeto mais sólido. “O Dia de Cooperar está em nosso coração. Depois desse contato com o Sistema Ocemg, pretendemos desenvolver o planejamento da iniciativa com a diretoria da cooperativa”, declara a coordenadora da instituição, Jaqueline Soares. “Este encontro está sendo muito importante para trazer essa clareza e, principalmente, para conhecermos potenciais parceiros, angariar novas ideias e adaptá-las à nossa realidade.”
A assistente social da Cooperativa de Crédito dos Empregados do Grupo Vallourec no Brasil (Coovall), Nilamara Andrade, afirma que participar do Dia C traz um sentimento de dever cumprido. “Nós criamos projetos para ajudar outras pessoas, mas somos nós que saímos transformados”, diz. “O workshop promoveu um momento de colaboração entre as cooperativas. Além de aprendermos umas com as outras, saímos inspirados com tantas ideias e trocas. Dessa forma, podemos fazer muito mais pelas pessoas das comunidades”.
Para a supervisora de produtos do Sicoob União Central, Amanda Gabriella, mais um ano de empenho para o Dia C é de grande satisfação. “É contagiante essa energia cooperativista de transformar a sociedade onde estamos inseridos”, observa. “Este ano, nosso objetivo é criar uma ação contínua, com maior duração. Por isso, viemos a este encontro, com o propósito de buscar ideias e trocar informações com as outras cooperativas”.
Inscreva a ação da sua cooperativa
Registre suas ações sociais do Dia C, até 31 de dezembro , e inspire cada vez mais pessoas a serem solidárias. Acesse o site: diacminasgerais.coop.br e clique em “faça sua inscrição”. Ao inscrever sua cooperativa, a ação poderá ser registrada no Livro do Dia C 2024.