Imagem - Ocemg
Notícias

Cinco programas para o desenvolvimento da sua cooperativa

09/10/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Sistema Ocemg levou apoio e suporte técnico para 367 cooperativas mineiras em 2022

Para apoiar as cooperativas mineiras, o Sistema Ocemg  assumiu um desafio e tanto: percorrer todas as regiões do Estado para compartilhar conhecimento e contribuir para a excelência da gestão cooperativista por meio de ações específicas, conforme a demanda das próprias cooperativas, oferecendo soluções para todas elas.

Até setembro desse ano, a equipe de técnicos e analistas da gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg realizou 365 visitas técnicas a 204 cooperativas, o que contabiliza mais de 1,6 mil horas de trabalho e mais de 49 mil quilômetros rodados. Dados que, até o final do ano, tendem a ultrapassar os resultados de 2022, quando a equipe percorreu 58 mil quilômetros — uma jornada que equivaleria a mais de uma volta ao redor da Terra. No total, foram realizadas 502 visitas a 367 coops, que receberam orientações e instrumentos para seu fortalecimento.

Com esse trabalho, tem sido possível reunir informações sobre o cotidiano das cooperativas, identificando as demandas e as necessidades delas, de forma a propor novas soluções que auxiliem as coops no quesito gestão e excelência.

“O Sistema Ocemg tem a cultura da escuta ativa”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Todos os anos, de acordo com a demanda das próprias cooperativas, vamos até a base para entender as suas necessidades. De posse dessas informações, conseguimos formular produtos e serviços que realmente gerem valor para elas. E esse olhar cuidadoso com nossa base vem de longa data”.

Confira alguns dos principais programas e ações realizados pelo Sistema Ocemg para identificar e ampliar a gestão e a governança das coops no Estado.

 

1. PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi lançado em 2013 pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade, para atender uma necessidade do cooperativismo brasileiro, fortalecendo sua governança e gestão.

“Nós entendemos que o programa seria bom para as cooperativas mineiras e o levamos para a base no mesmo ano”, recorda Scucato. “Desde então, é possível notar uma constante evolução das nossas coops, já que elas se tornam capazes de identificar e trabalhar os seus gargalos de gestão”.

Entre as principais oportunidades de melhorias identificadas até hoje pelo PDGC, estão o aperfeiçoamento do relacionamento entre governança e cooperados, criação e monitoramento da organização do quadro social, educação cooperativista para cooperados e colaboradores, além do desenvolvimento de novas lideranças, por exemplo.

O analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sicoob Credilivre, Ronaldo Soares, é um porta-voz dos benefícios do PDGC. “Nossa cooperativa amadureceu só de responder ao questionário do programa”, elogia. Agora, os membros da sua equipe estão mais empenhados, já que nunca alcançaram resultados tão bons como os deste ano.

2.    IPA

A Instrução Prática Assistida (IPA) é um programa que envolve a análise da realidade específica de uma cooperativa e a transferência de conhecimento por especialista em processos organizacionais, aos seus colaboradores e dirigentes, visando a solução de questões que comprometam a sustentabilidade da cooperativa ou impeçam o seu desenvolvimento. Nas 640 horas da IPA, os participantes são capacitados para gerenciar suas equipes de forma mais eficaz.

Segundo o diretor-presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, os tópicos abordados na sua formação incluíram marketing, liderança, gestão financeira e legislação cooperativista — lições que geraram bons frutos.

O presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Fonseca, compartilha da mesma opinião: “as ações de apoio e desenvolvimento da IPA têm levado a resultados positivos, incluindo o aumento da produtividade e da rentabilidade das cooperativas atendidas”.

 

3. INTERCOOPERAÇÃO NA PRÁTICA

Este projeto convida as cooperativas que se destacam no PDGC a apresentarem suas boas práticas de governança e gestão para outras coops do Estado, fomentando um ambiente de diálogo, inspiração e conexão.

Ao conhecer a experiência e os programas da coop anfitriã, os representantes de outras organizações enxergam caminhos para melhorar processos ou solucionar problemas que estejam enfrentando, sem falar no networking promovido durante esses encontros.

O presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Fonseca, recebeu na sede de sua organização 13 cooperativas dos ramos Agro, Crédito e Transporte. Além disso, em outra ocasião, teve a oportunidade de conhecer as boas práticas da Unimed-BH. “Aprendi muito sobre gestão de crise e mudança de cultura organizacional”, avalia.

 

4.    Gestão do Amanhã

É uma mentoria para gestores de cooperativas que vem fazendo sucesso. Em 2022, o Sistema Ocemg promoveu duas turmas da mentoria Gestão do Amanhã. A iniciativa teve a participação de 50 presidentes de cooperativas que discutiram estratégias para melhorar a gestão e a governança cooperativista. Eles contaram com a facilitação dos consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, referências no mundo da gestão e do empreendedorismo.

“A mentoria desse programa foi realizada por uma dupla de profissionais diferenciados, que apresentaram estudos de casos, discutindo soluções relacionadas ao cotidiano do negócio”, conta o diretor-presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira.

 

5. Desempenho

O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (Desempenho) é um sistema de cadastro e consolidação dos balanços contábeis, financeiros e sociais das cooperativas brasileiras. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da organização e de seus empregados. As informações ficam disponíveis para consulta 24 horas por dia, facilitando o processo de tomada de decisões das cooperativas e aumentando a transparência dos processos do setor.

Em 2022, foram 129 visitas a 330 cooperativas dos ramos Agro, Crédito e Transporte. As coops receberam ferramentas baseadas em dados econômicos e financeiros referentes à sua atuação.

Para conhecer melhor algum dos programas citados, entre em contato com a gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg através do e-mail: [email protected].

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg