Evento conta com a presença de dirigentes de coops premiadas no PDGC 2023
Nos dias 2 e 3 de setembro, o Sistema Ocemg promove, em Belo Horizonte, o programa “Gestão do Amanhã” que, pela primeira vez, tem foco exclusivo no cooperativismo. Nesta edição, o evento, conduzido pelos consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto, autores do best-seller que dá nome ao programa, atende diretamente às demandas dos líderes cooperativistas mineiros das cooperativas premiadas no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) 2023.
“Acreditamos que a formação é a chave para desenvolver lideranças capazes de inspirar e guiar suas equipes em um mundo cada vez mais dinâmico”, explicou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, na abertura do evento. “Não se trata apenas de conduzir negócios, mas de construir um legado de ética, respeito e compromisso com a sociedade e o meio ambiente.”
Na prática, o programa “Gestão do Amanhã” visa oferecer aos gestores cooperativistas ferramentas para enfrentarem as rápidas mudanças do mercado, sempre com um olhar voltado para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor. Ao longo dos dois dias, os participantes fazem uma imersão em temas como inovação, inteligência artificial, intercooperação e outros assuntos essenciais para a gestão moderna. A proposta é integrar conhecimentos em áreas como Cultura, Estratégia e Liderança, oferecendo uma visão abrangente e prática para enfrentar os desafios atuais.
Para o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, a oferta de um workshop exclusivo para as cooperativas mineiras foi mais uma atitude pioneira do Sistema Ocemg que comprova o compromisso da instituição com a formação das lideranças cooperativistas do Estado. “Desde 2020, durante a pandemia, temos trabalhado juntos para aprimorar a gestão das nossas cooperativas, e os resultados têm sido excepcionais. Isso reforça o nosso compromisso em trazer novidades e capacitações de alta qualidade para o cooperativismo mineiro”, constatou Gatti.
Foco no cooperativismo
Os consultores Sandro Magaldi e José Salibi Neto — idealizadores do programa Gestão do Amanhã — também elogiaram a decisão da entidade de fechar uma turma exclusiva para o coop mineiro. “O Sistema Ocemg nos pediu conteúdos 100% focados na realidade cooperativista, o que é fundamental para potencializar os resultados do curso”, destacou Magaldi. “Nosso objetivo foi oferecer aos participantes algo que realmente faça sentido para suas necessidades específicas, indo além das abordagens genéricas.”
O programa oferecido às cooperativas premiadas no PDGC está estruturado em quatro pilares principais:
- Inovação e meio ambiente;
- Estratégia;
- Cultura organizacional; e
- Liderança.
“Cada bloco foi desenhado para proporcionar um entendimento profundo das mudanças no cenário cooperativista”, explicou o consultor José Salibi Neto. “Fomos além das apresentações convencionais, com masterclasses inéditas, como a primeira sobre o poder das perguntas transformadoras, que antecipa temas do nosso próximo livro, a ser lançado em 2025”.
Líderes adeptos
O diretor administrativo do Sicoob Lagoacred, Helenno Vidal, elogiou bastante a iniciativa de trazer o curso — normalmente realizado em São Paulo — para Belo Horizonte. Ele participa pela primeira vez do workshop e declara: “Quem não se atualiza e busca o conhecimento acaba ficando para trás. Além disso, os temas abordados no evento são importantes e pertinentes para o mundo cooperativista”, avalia Helenno. “O uso de Inteligência Artificial me chamou bastante atenção. Precisamos nos adequar, pois é fundamental buscar novas soluções, novos produtos e novas formas de atender nossos cooperados”.
Em sua terceira participação, o presidente da Unimed Circuito das Águas e diretor de Integração de Mercado da Unimed Intrafederativa do Sul de Minas, Musse José Matuck, acredita ser importante aprimorar a gestão com novos recursos e experiências. “Com tantos temas atuais e necessários, como a Reforma Tributária, precisamos repensar nosso modelo de negócios”, avalia. “Acredito que falar sobre temas tão relevantes quanto inovação e estratégias de gestão seja fundamental, pois eles podem nos ajudar a encontrar outras fontes de receita”.
Para o presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), Ralph Junqueira, o Gestão do Amanhã mostra que não é preciso ter todas as respostas, mas planejar o futuro e antecipar problemas. “Já tive a oportunidade de participar de outras edições, juntamente com o Sistema Ocemg, e quis vir novamente, pois é um evento que acrescentou muito para nós na área de gestão”, afirma Ralph. “Cada participação foi enriquecedora, pois trouxe inovações valiosas”, conclui.
Sobre Gestão do Amanhã
A plataforma “Gestão do Amanhã” foi desenvolvida para preparar líderes e organizações a se adaptarem a um mundo em constante transformação. Originada do livro homônimo, que se tornou um dos mais vendidos no Brasil, a iniciativa se expandiu para incluir uma série de obras e eventos focados em ajudar empresas a entender e enfrentar as mudanças rápidas e profundas que marcam o ambiente atual.