Imagem - Ocemg
Notícias

Cooperativas premiadas ressaltam atuação do Sistema Ocemg para o fomento da excelência em gestão no Estado

06/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Das 56 coops premiadas, 35 são de Minas Gerais, número que corresponde a 62% dos prêmios.

Mais uma vez, o cooperativismo de Minas Gerais ganha notoriedade nacional. Na cerimônia do Prêmio Nacional Somos Coop Excelência em Gestão, realizada em Brasília, na última terça-feira (5), das 56 coops premiadas, 35 são mineiras, representando 62% das entidades laureadas de todo o Brasil. Esse feito não apenas consolida a posição de destaque das cooperativas mineiras, mas também reforça a vitalidade e o compromisso com as melhores práticas de gestão e governança.

O Sistema Ocemg desempenha um papel fundamental nesse cenário. O sucesso da parceria da Casa do Cooperativismo Mineiro com as coops é reconhecido por elas. Sandro Oliveira, diretor-presidente da Cooperativa Agrária de Machado, Coopama, destaca o trabalho do Sistema Ocemg como um dos principais motivos para a conquista da premiação. “A Casa do Cooperativismo Mineiro nos apoia muito. Todas as demandas que temos são prontamente atendidas. Sem esse auxílio, não conseguiríamos ser reconhecidos em todas as edições”.

Segundo Oliveira, a história de conquistas da coop foi fortalecida a partir da criação de uma estrutura específica para diversos departamentos, a fim de ampliar o entendimento do momento em que a Coopama vivia. “Passamos a formalizar todos os processos e a registrar tudo o que estava sendo feito. A Copama tem hoje seis práticas cooperativistas reconhecidas pelo sistema, isso registrado no compêndio produzido pelo próprio resultado da autoavaliação do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC)”, mostra. A coop foi premiada na noite desta terça-feira, no nível Compromisso com a Excelência, categoria Ouro.

A cooperativa Sicoob Credicenm foi premiada, pela segunda vez consecutiva, na categoria ouro, no nível Primeiros Passos. “Trata-se de um prêmio almejado por todas as cooperativas que acreditam em uma gestão transparente, assertiva, séria e pautada em resultados. Dessa forma, recebê-lo foi motivo de honra e orgulho para nós do Sicoob Credicenm”, aponta Carla Maria Gonçalves Corrêa Generoso, diretora-presidente.

“A parceria com o Sistema Ocemg é fundamental para nosso crescimento, através da capacitação e do impacto que as várias ações realizadas pela entidade geram em nosso desenvolvimento. São excelentes oportunidades de aprendizagem, network, convivência e conhecimento”, pondera. A coop está presente em 24 cidades do Centro Nordeste Mineiro, com 26 agências físicas e uma digital. “Hoje, é uma cooperativa sólida, sustentável, em constante crescimento e, cada vez mais, relevante no cenário financeiro e econômico da nossa região”, afirma.

O Sicoob Central Crediminas, juntamente com as suas 71 cooperativas singulares é responsável pela coordenação e centralização dos processos operacionais e de representação das cooperativas singulares filiadas. O trabalho foi reconhecido pela segunda vez, sendo esse ano no nível Compromisso com a Excelência, categoria Ouro. “Estamos há mais de 35 anos levando às pessoas negócios e soluções inovadoras”, explica o diretor-executivo da coop, Elson Rocha Justino.

Ele também reforça a parceria do Sistema Ocemg em todo o processo. “A Casa do Cooperativismo Mineiro tem feito um acompanhamento e incentivo à participação das cooperativas no PDGC. É extremamente gratificante ver o Sicoob Central Crediminas premiado pela segunda vez, além de vermos muitas de nossas cooperativas filiadas sendo igualmente reconhecidas”, comemora.

As coops de saúde também foram contempladas. A Unimed BH, por exemplo, levou o prêmio Excelência, na categoria Bronze. “É uma satisfação muito grande ter o reconhecimento do nosso trabalho, da nossa equipe e cooperados. A Unimed BH vem ganhando prêmios em diversas categorias, culminando, hoje, no nível máximo Excelência, na categoria Bronze. É realmente a coroação do ponto de vista da nossa governança e gestão”, afirma Garibalde Mortoza Júnior, diretor de Mercado da Unimed BH.  “O papel do Sistema Ocemg é fundamental. Nosso grande líder, Ronaldo Sucato, estimula demais a capacitação e o desenvolvimento das cooperativas, das lideranças em Minas, por isso, das 56 coops premiadas, mais de 30 são de MG.”

A Unimed Poços de Caldas conquistou o prêmio Rumo à Excelência, na categoria Bronze. Fundada em 1991, a coop surgiu em meio a uma crise de saúde local, com o objetivo de proporcionar um trabalho digno e ético ao médico cooperado. Hoje, 272 profissionais fazem parte da cooperativa que conta com 660 colaboradores presentes em 5 cidades. “Estamos focados em três alicerces: gestão, qualidade e inovação”, reforça o presidente da coop, Odilon Trefiglio Neto. “Encontramos no Sistema Ocemg uma parceria para desenvolver essas atividades. Um exemplo é o Programa Lídercoop, voltado para gestores. Além de experiências internacionais em Portugal, Suíça, Irlanda e Inglaterra. A Casa do Cooperativismo Mineiro foi um divisor de águas para o crescimento da Unimed Poços de Caldas”, reforça.

Já a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas – Cocatrel, recebeu o prêmio Primeiros Passos, na categoria Ouro. “A premiação é resultado de um esforço coletivo dos colaboradores que se empenham no desenvolvimento de boas práticas de gestão e governança buscando o aprimoramento contínuo da profissionalização da cooperativa”, destaca o presidente da Cocatrel, Marcos Valério.

Segundo ele, o Sistema Ocemg possui um papel fundamental na conquista do prêmio, através de suas ações que oferecem às coops ferramentas capazes de melhorar os processos de governança. “Através de seus programas de educação cooperativista, a Casa do Cooperativismo Mineiro disponibiliza um amplo portfólio de soluções voltadas para o desenvolvimento de competências estratégicas, gerenciais e operacionais dos dirigentes e colaboradores das cooperativas mineiras”, conclui.

Primeiros Passos: conheça as coops que estrearam no prêmio

O Sicoob Credilivre, que iniciou suas operações em 1992 e hoje conta com 22 agências físicas e uma digital, recebeu o prêmio Primeiros Passos, na categoria Bronze. “Esse momento foi construído com o apoio do Sistema Ocemg. É um reconhecimento gratificante dentro do princípio cooperativista, pois sabemos que esse prêmio é o ápice, então estamos muito entusiasmados”, explica o presidente da coop, Sebastião de Lourdes Lopes. “Esperamos que esse seja o primeiro de muitos, pois agora temos o foco de ampliar o trabalho e, para isso, contamos com a participação de todos os cooperados”, planeja.

O segredo para a conquista, segundo Lopes, são as mudanças que foram acontecendo a partir da participação nas capacitações oferecidas pelo Sistema Ocemg. “Entendemos a importância do Programa de Desenvolvimento de Gestão Cooperativista (PDGC) na contribuição de uma de uma gestão mais eficaz e que traz excelentes resultados em todos os aspectos para a cooperativa e seus mais de 47.500 cooperados. Além disso, foi criado um comitê do PDGC, em que os colaboradores se comprometeram em responder e organizar todas as evidências referentes às perguntas pelas quais eram responsáveis, por estarem ligadas ao trabalho executado na cooperativa”, mostra.

O Sicoob Credisudeste, fundado em 1986, também foi laureado pela primeira vez com o prêmio Primeiros Passos, na categoria Bronze. O presidente do Conselho de Administração da coop, Ricardo Ferreira da Silva, relata que o reconhecimento traz a certeza de estarem no caminho certo. “É uma conquista muito importante para nós. Criamos uma comissão de 14 colaboradores, que desenvolveram uma série de melhorias em todos os processos. A partir disso, tivemos uma melhor compreensão do nosso cooperado e tudo o que a gente poderia aperfeiçoar na gestão. Esse grupo se tornou um multiplicador de mudanças”, explica.

Segundo Silva, foram realizadas reuniões com representantes de várias áreas, onde eram apresentadas as dificuldades que os setores enfrentam para alcançar os objetivos. “A partir daí, os demais ajudavam a encontrar uma solução. Esses encontros foram palcos de muita troca de experiência e envolvimento dos participantes. Agora, podemos comemorar em conjunto o resultado de tanto esforço e dedicação”. O presidente faz questão de destacar a participação do Sistema Ocemg neste processo: “Foi disponibilizado um colaborador para participar das nossas reuniões. Quando ele via que algo estava deficitário, trazia especialistas que nos ajudavam a encontrar o caminho que a gente teria que seguir. Se não fossem os colaboradores e o Sistema Ocemg, não conseguiríamos tantas conquistas”.

Confira mais sobre a Premiação SomosCoop nas matérias:

Sistema Ocemg tem papel estratégico para reconhecimento nacional do cooperativismo mineiro

Coops mineiras são destaque nacional no prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg