Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg tem papel estratégico para reconhecimento nacional do cooperativismo mineiro

06/12/2023
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programas e serviços oferecidos pela entidade são fundamentais para alta performance do setor.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023 confirma que o cooperativismo mineiro se destaca, de forma consistente, no cenário nacional. O Sistema Ocemg tem desempenhado papel fundamental para a consolidação das cooperativas de Minas Gerais como referência no Brasil.

Desde o lançamento do prêmio, em 2013, as cooperativas mineiras figuram de maneira expressiva entre os premiados, evidenciando não apenas a qualidade das instituições, mas também a eficiência das iniciativas promovidas pelo sistema.

Através de investimentos substanciais em ações como programas, cursos, mentorias, palestras, seminários, entre outras atividades de formação e capacitação, a entidade fortalece e aprimora a expertise dos dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas. Esse suporte contínuo tem sido um importante catalisador no caminho rumo à excelência na gestão cooperativista.

O compromisso do Sistema Ocemg com o fomento cooperativista é evidenciado pelo crescimento constante no reconhecimento das cooperativas mineiras. Há 10 anos, 29% das premiadas eram do Estado, crescendo para 35% em 2015, 44% em 2017 e atingindo o marco de 50% em 2019. Em 2021, Minas Gerais manteve seu destaque, representando 41% das cooperativas reconhecidas.

E agora, em 2023, os números reafirmam a excelência do cooperativismo mineiro. Das 56 cooperativas premiadas em todo o Brasil pelo Sistema OCB, 35 são de Minas Gerais, representando impressionantes 62% das instituições reconhecidas. Esse feito consolida a tradição do Estado entre as mais premiadas e ressalta o impacto positivo das ações e programas implementados pelo Sistema Ocemg.

Apoio na prática: conheça o PDGC

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), acompanhado em Minas pelo Sistema Ocemg, é uma das principais ferramentas para a conquista da excelência. O programa faz parte do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e busca aprimorar a gestão cooperativista, promovendo práticas de governança que tornam as cooperativas mais eficientes e competitivas.

“O grande diferencial de Minas Gerais é a dedicação ao PDGC”, explica a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Vitória Drumond. “O Sistema Ocemg apoia integralmente as coops na promoção do programa, quer seja na implementação dele ou no aprimoramento dos processos de gestão e governança. Temos uma equipe para atender às demandas das cooperativas e não medimos esforços para isso, pois entendemos que essa é a base do Sescoop”, esclarece.

Vitória reforça que o prêmio coloca o Estado, as cooperativas e o Sistema Ocemg em destaque, fator que orgulha a todos os envolvidos. “No entanto, sabemos que ele é uma consequência de diversas ações desempenhadas pela Casa do Cooperativismo Mineiro em conjunto com o empenho e dedicação das cooperativas, de seus presidentes e equipes envolvidas”, enfatiza.

A gerente reforça ainda que o PDGC promove melhorias no processo de governança e gestão das coops, além de garantir que elas continuem desempenhando um importante papel na sociedade. “Gestão forte e governança robusta trazem resultados excelentes para o empreendimento cooperativo. E é isso que Minas Gerais vem fazendo desde o início do programa. A dedicação das coops e o apoio do Sistema Ocemg faz com que o programa seja um sucesso no Estado e alcance resultados tão expressivos”, destaca.

Neste ano, o Sistema Ocemg fez mais de 310 visitas técnicas, chegando a 1.1 mil participantes que totalizaram quase 2 mil horas de trabalho. Além disso, as equipes rodaram mais de 50 mil km para chegarem até as cooperativas. Com tudo isso, mais de 400 coops concluíram o programa, chegando a 1,1 mil participantes. Também, promovemos 68 Instruções Práticas Assistidas (IPA), que é um atendimento especializado e exclusivo para cada cooperativa que aderiu. Tivemos a participação de 350 pessoas em quase mil horas de instrutoria”, conclui.

Entenda o PDGC em detalhes

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo melhorar a gestão nas cooperativas. Utilizando questionários de avaliação sobre governança e gestão, baseados em referências reconhecidas, como o Manual de Boas Práticas de Governança Corporativa do Sistema OCB e o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o PDGC oferece uma avaliação completa às cooperativas. Isso inclui a identificação dos pontos fortes, áreas de melhoria e indicadores de desempenho para acompanhar o progresso.

O Programa se destaca pela sua importância ao oferecer uma série de benefícios significativos. Ao participar do PDGC, as cooperativas garantem conformidade com a Lei 5.764/71, que define a política nacional do cooperativismo, além de compreenderem melhor a maturidade em governança e gestão. Além disso, o programa promove aprendizado contínuo, desenvolve uma cultura de excelência e amplia a perspectiva dos colaboradores em relação à cooperativa.

Confira mais sobre a Premiação SomosCoop nas matérias:

Cooperativas premiadas ressaltam atuação do Sistema Ocemg para o fomento da excelência em gestão no Estado

Coops mineiras são destaque nacional no prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg