Imagem - Ocemg
Notícias

Inscrições abertas para o Seminário de Lançamento do Dia de Cooperar

18/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Criado pelo Sistema Ocemg, o Dia C estimula as cooperativas a colaborarem para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde operam

 

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2024. Com o tema, “Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Transformação e Prosperidade”, o evento será realizado no dia 4 de abril, no Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte. O Dia C é uma iniciativa de responsabilidade social idealizada pelo Sistema Ocemg e adotada pelos demais Estados brasileiros. Desde seu início, em 2009, o programa tem sido um catalisador de ações voluntárias, unindo cooperativas em prol de impactos sociais positivos nas comunidades nas quais estão inseridas.

Minas Gerais tem 15% dos voluntários do Dia C e mais da metade das pessoas beneficiadas pelo programa em todo o País, desde 2015. De 2009 até 2023, foram cerca de 490.980 voluntários e mais de 14 milhões de pessoas beneficiadas no Estado. Já no Brasil, são mais de um milhão de voluntários envolvidos no projeto e 26 milhões de pessoas beneficiadas.

Com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as iniciativas refletem o compromisso do setor cooperativista com a construção de um país mais justo e igualitário, no qual todos tenham acesso a oportunidades de qualidade de vida. “É gratificante saber que fomos pioneiros em um projeto que, efetivamente, transforma a vida de milhares de pessoas em Minas Gerais e no Brasil”, declara o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Não é à toa que foi reconhecido pelo Papa”, relembra ele. Em 2019 o Sumo Pontífice abençoou o cooperativismo por meio do projeto durante uma conferência papal realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

Para Scucato, ele se destaca por mostrar para a sociedade que o cooperativismo faz muito mais do que negócios. “As cooperativas fomentam o desenvolvimento e a transformação social. Por isso, é importante que, a partir do dia 4 de abril, as equipes se sintam motivadas a fazer parte deste Programa que é um diferencial do cooperativismo mineiro”.

 

Evento de abertura

Este ano, o tema do evento é “Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Transformação e Prosperidade”. A Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Sayar, explica que a ONU considera essa década a “década da ação” e toda a população e instituições para o alcance das metas dos ODS. “Dessa forma, a ideia é mostrar o voluntariado como uma forma importante do alcance dos objetivos, gerando transformações e prosperidade”.

Andréa explica que toda a programação do evento foi pensada para inspirar e motivar os participantes a terem grandes ideias para que suas cooperativas implementem os projetos do Dia C. “A novidade são dois painéis mostrando 4 cases de ações em prol do ODS; essa demanda sempre é feita pelas nossas cooperativas e decidimos dar luz a esses projetos”.

O Sistema Ocemg prepara um evento de abertura que irá tratar de temas como voluntariado, parcerias, redução das desigualdades e responsabilidade social. Tudo com o objetivo de inspirar as cooperativas a continuarem a fazer a diferença em 2024. As inscrições são realizadas pelo site da Organização. Para saber mais informações, é só enviar um e-mail para o seguinte endereço: [email protected].

 

Confira a programação do Seminário:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial
Ronaldo Scucato – Presidente do Sistema Ocemg

9h30 – Apresentação do Sistema Ocemg
Alexandre Gatti – Superintende do Sistema Ocemg

10h – Palestra: Voluntariado – Design para a Transformação
André Carvalhal

11h – Intervalo

11h20 – Painel ODS: Parcerias em Prol das Metas
Sistema Ocemg: Programa +Coop Desenvolvimento Sustentável: Pessoas com Trajetória de Rua – BH & Sicoob Coopacredi: Projeto Veja um Mundo Melhor
Mediação: Gabriela Reis

12h – Almoço

13h30 – Palestra a Confirmar

14h30 – Painel ODS: Igualdade de Gênero e Redução das Desigualdades
Coopfam: Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) & Sicoob União dos Vales: União Delas
Mediação: Gabriela Reis

15h – Palestra: Responsabilidade Social – Razões para Acreditar
Vicente Carvalho

16h – Entrega dos Displays para as Cooperativas Participantes do Dia C 2023

16h30 – Encerramento

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg