Imagem - Ocemg
Notícias

Sistema Ocemg inicia a 4ª turma do AprimoraCoop

18/03/2024
Compartilhar em:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedIn
Imagem - Ocemg

Programa foi criado para fortalecer as cooperativas que fazem parte do PDGC

 

Nos dias 12 e 13 de março, o Sistema Ocemg deu início ao primeiro módulo do Programa de Aprimoramento de Processos de Gestão das Cooperativas, o AprimoraCoop. Criado pelo Sistema Ocemg, a iniciativa chega à sua quarta edição com o objetivo de aperfeiçoar os processos gerenciais, seguindo as práticas de gestão pautadas nos critérios do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

A nova turma é composta por 33 alunos, entre dirigentes e funcionários de 19 cooperativas que participam do PDGC em Minas Gerais. A carga horária do AprimoraCoop é de 112 horas que serão divididas em oito módulos. O primeiro teve como tema “Estratégias e Planos”. Nos dias 9 e 10 de abril, o segundo módulo irá tratar dos “Fundamentos da Governança Cooperativa e Liderança”; nos dias 14 e 15 de maio, o terceiro módulo trabalhará o tema “Clientes”. Já nos dias 11 e 12 de junho, os módulos 4 e 5 serão ministrados em conjunto: “Sociedade” e “Informações e Conhecimento”, respectivamente.

Seguindo o cronograma anual do Programa, nos dias 9 e 10 de julho, o sexto módulo vai falar sobre “Pessoas”. Já o sétimo módulo, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, tem como tema “Processos”. Finalizando o programa, nos dias 24 e 25 de setembro, o módulo 8 terá como tema “Desempenho Organizacional”.

O diferencial do AprimoraCoop é o acompanhamento próximo da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg (Gedem), que também é responsável pelo PDGC. “Essa proximidade permite que os conhecimentos adquiridos nas aulas sejam aplicados no cotidiano de cada cooperativa de maneira eficaz, promovendo seu crescimento e desenvolvimento sustentável”, explica a gerente de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema, Vitória Drummond.

O apoio dos analistas e gerência às cooperativas é constante para que as cooperativas consigam participar do PDGC com excelência. No ano passado, o Sistema Ocemg fez mais de 310 visitas técnicas, chegando a 1.1 mil participantes e totalizando quase 2 mil horas de trabalho. Além disso, as equipes rodaram mais de 50 mil km para chegar até as cooperativas. “A equipe também promoveu 68 Instruções Práticas Assistidas (IPA), que é um atendimento especializado e exclusivo para cada cooperativa que aderiu. Tivemos a participação de 350 pessoas em quase mil horas de instrutoria”, conclui.

 

Estratégias e Planos

O consultor do Sistema Ocemg, Hélio Noman, advogado especialista em Direito Empresarial e Econômico, em ESG, e em Docência e Metodologias para o Ensino Superior, ficou a cargo das aulas de março. A tônica dos encontros foi ampliar o entendimento sistêmico de uma organização e de todo o caminho que a cooperativa precisa traçar para garantir sua perenidade e alcance de resultados econômicos e sociais. “É uma interação de toda a organização na construção desse direcionamento”, explica.

Noman acrescenta que o tema deve ser debatido para que a participação de todos seja compreendida, afinal, não adianta falar sobre o que queremos alcançar se não conseguimos ver os resultados. “Onde cada cooperativa deseja chegar? É por isso que nós analisamos as definições e conceitos técnicos sobre planejamento”, detalha. “A partir do momento em que temos essa visão ampliada, todos, desde cooperados a funcionários, passam a estar comprometidos com o objetivo”.

Na visão do professor, o AprimoraCoop é importante, pois, além de tratar dos detalhes técnicos, promove a intercooperação. “Quando a gente trabalha nesta rede, que é o planejamento e toda a gestão estratégica, passamos a ter um direcionador. No entanto, a base de sustentação de tudo isso é a intercooperação”, mostra. “Todos queremos organizações fortalecidas, buscando a realização de suas metas. Então, quando cada colega se dispõe a fazer um curso como esse, sentando, cooperando, trabalhando, discutindo e, principalmente, aprendendo, fortalecemos toda a rede”.

 

Rumo à Excelência

A gerente de Investimento Social Estratégico do Sicoob Credesp, Jéssica Oliveira e Silva, não esconde que o objetivo da cooperativa ao fazer parte do AprimoraCoop é estar no rumo da excelência. “Acreditamos que os módulos vão aprofundar nosso conhecimento para que a equipe consiga ser assertiva na hora de responder ao questionário do PDGC”, explica. “Por isso, acompanharemos, não só o Aprimoracoop, mas as outras formações também. Pessoalmente, acredito que a educação é o bem mais poderoso que temos para construir um mundo melhor, afinal, o conhecimento que a gente adquire é nosso”.

Para a gerente administrativa e contábil da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Vallourec no Brasil – a Coovall, Amanda Matos, iniciar o curso falando sobre planejamento foi providencial. “Me surpreendi positivamente porque, apesar do foco ser o PDGC, não é só sobre ele que estamos falando, pelo contrário”, explica. “O Sistema Ocemg está realmente cumprindo o papel de nos fazer entender o contexto geral, ver como as estratégias devem estar inseridas nas cooperativas para só então chegarmos ao PDGC. Por isso acredito que o primeiro módulo foi proveitoso e muito importante”.

Nidelson Falcão, diretor-executivo da Federação das Cooperativa Agropécuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas), acredita que um grande motivador na decisão de participar do AprimoraCoop é saber que o Sistema Ocemg se preocupa em qualificar as equipes a partir de critérios, fundamentos e metodologias de grandes empresas. “Tudo isso, promovendo a intercooperação, que é a chave. A Fecoagro é um grupo de 32 cooperativas e vemos isso na prática”, explica. “Portanto, em treinamentos como o AprimoraCoop, a gente consegue trocar informações e, futuramente, experiências, além de fazer visitas e saber o que está sendo. É uma oportunidade enriquecedora, além de todo conhecimento adquirido com o conteúdo detalhado que está sendo passado”, conclui.

Imagem - Ocemg

Baixe o Aplicativo do
Sistema Ocemg

Disponível para:
Imagem - Ocemg