Imagem - Ocemg

XIV Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras

O Evento

O Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras  marca o fechamento anual das ações sociais do setor no Estado. Durante o Seminário, serão apresentados os resultados do Dia de Cooperar – Dia C, além de uma programação com conteúdo diverso, entre palestras, debates e convidados que são referência em temas como desenvolvimento sustentável e ações sociais. 

Em 2020, devido a pandemia, a XIV edição do Seminário será totalmente digital, evitando aglomeração e permitindo que os cooperativistas participem do evento sem sair de casa.

O cooperativismo é isso: compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Data: 07 de dezembro
Horário: de 14 às 18h.

Objetivo

Ampliar a discussão sobre Responsabilidade Social Cooperativista disseminando conceitualmente, junto às cooperativas de Minas e demais convidados, o que é Responsabilidade Social, seus princípios, benefícios e valores, além de estimular ações concretas e viáveis vinculadas às estratégias da organização.

Público Alvo

Dirigentes, cooperadores e empregados das cooperativas registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.

Programação

14h às 14h30 – Abertura oficial do evento – Palavra do presidente do Sistema Ocemg – Dr. Ronaldo Scucato

Palestras e Debates

 14h30 às 15h – Eduardo Lyra – Mundo, eu não tenho medo de você

15h00 às 15h30 – Denise Fraga – Conexões humanas em tempos digitais

15h30 às 16h – Mesa Redonda: Andréa Sayar, Eduardo Lyra e Denise Fraga

16h às 16h10 – Intervalo

16h10 às 16h40 – Ramiro Ávila e Rouzeny G. Zacarias – Apresentação do caso de desenvolvimento sustentável de Morada Nova Minas

16h40 às 17h10 – Aline Aguiar – A importância do desenvolvimento sustentável para Minas e para o Brasil

17h10 às 17h40 – Mesa Redonda: Rouzeny G. Zacarias, Ramiro Ávila e Aline Aguiar

17h40 – Reconhecimento às Cooperativas participantes do Dia de Cooperar 2020

17h50 – Sorteio da Missão Dia C – Encerramento

Palestrantes

Eduardo Lyra

Edu Lyra viveu a infância numa favela em Guarulhos. O pai ingressou no crime e foi parar na prisão. Porém, a mãe, o inspirou dizendo: “Filho, não importa de onde você vem, mas pra onde vai”. O suficiente para que ele se tornasse escritor e fundador da Rede Gerando Falcões que atende 1800 famílias de comunidades através do esporte, cultura, qualificação profissional e renda. Selecionado como 1 dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, pelo Fórum Econômico Mundial. Destaque na Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil, com menos de 30 anos. Foi eleito Paulistano Nota 10 pela revista Veja.

 

Denise Fraga

Uma das mais talentosas atrizes brasileiras, Denise Fraga construiu uma carreira de imenso sucesso na TV, no teatro e no cinema. Além disso, é colunista da revista Crescer, durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de São Paulo e é autora de dois livros: “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”, ambos pela Editora Globo.
Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso da história do programa Fantástico, da Rede Globo, o “Retrato Falado”, em que ela encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores. Também participou de várias novelas e séries da emissora, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Seu talento já rendeu a ela quase 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e TV).

 

Aline Aguiar

Aline Aguiar é jornalista e mestranda em Estudos de Linguagens no CEFET-MG. Está na TV GLOBO, em Minas, há nove anos e atualmente apresenta o MG1 e participa do Bom Dia Brasil ancorando as notícias de Minas Gerais. Em 2020 passou a fazer parte da equipe de apresentadores plantonistas do Jornal Nacional. Já participou de grandes coberturas jornalísticas como os rompimentos das barragens da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho, e tem passagem, como repórter, pela GoboNews. Como pesquisadora se interessa por temas como feminismo, racismo, afirmação negra, aceitação do cabelo crespo/cacheado natural e análise do discurso. Foi a segunda mulher negra apresentar o Jornal Nacional, em celebração aos 50 anos do programa, em 2019.

 

Rouzeny das Graças Zacarias

Analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável Sênior do Sistema Ocemg, sendo umas das responsáveis pelo Programa Dia de Cooperar, Membro do Comitê Executivo do Movimento Minas 2032, cursando especialização em Psicologia Positiva e Bem-Estar na PUC-RS, especialista Gestão Estratégica pela UFMG. Graduada em Administração e Direito pela PUC-MG. Voluntaria na Associação Mineira de Vítimas de AVC.

 

Andréa Sayar

Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Mestre em Gestão de Logística, pela Universidade de Dallas, especialista em Formação de Agentes em Cooperativas, pela Universidade Newton Paiva e recém-concluinte da pós-graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-estar e da autorrealização, pela PUC-RS. Atua no cooperativismo há 26 anos, sendo responsável pela concepção e gestão de importantes programas nacionais e internacionais de educação cooperativista e de desenvolvimento econômico e social sustentado na atuação de cooperativas.

 

Ramiro Ávila

Formado em Administração de Empresas. Enquanto comerciante, atuou na CDL em busca de melhores condições para o setor. Fundador e primeiro cooperado do Sicoob Aracoop, atuando no cooperativismo há mais de 20 anos. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Aracoop, conselheiro de Administração do Sicoob Central Cecremge, membro do Conselho Diretor da Ocemg e membro do Conselho Deliberativo da CDL.

Inscrições

Esse evento é aberto a todas as cooperativas mineiras, mesmo as que não participaram do Dia C 2020.

As inscrições serão encerradas ao atingir o limite de 300 inscritos.

Obs.: para ter acesso ao certificado de participação do evento, é preciso fazer a inscrição de forma individual e acessar o evento através do link encaminhado.